O que √© ASMR e por que as pessoas gostam disso? ūü§Ē

Uma das coisas mais importantes ao se trabalhar numa ag√™ncia √© ficar atento √†s novas formas que as pessoas consomem conte√ļdo. Um novo estilo de conte√ļdo que est√° sendo n√£o apenas consumido, mas devorado pelos usu√°rios, s√£o os v√≠deos ASMR.

ASMR √© uma sigla que significa¬†Autonomous Sensory Meridian Response ou, no portugu√™s, Resposta Sensorial Aut√īnoma do Meridiano. Como todo este nome parece um pouco confuso, vamos tentar deixar um pouco mais claro o que √© “A.S.M.R” e o que cada sigla significa.

– Resposta: O nome “resposta” √© dado por ser uma experi√™ncia encadeada por fatores externos – que resulta em uma resposta do corpo.

– Aut√īnoma: √Č uma resposta “aut√īnoma” porque acontece de uma forma espont√Ęnea; sem que precise do seu controle.

РSensorial: Quando está ligada ao seus sentidos (normalmente a audição, visão e tato).

– Meridiano: E tamb√©m recebe o nome de “meridiano” porque apresenta um pico de satisfa√ß√£o ou de prazer. Alguns chamam o ASMR tamb√©m de “orgasmo mental”, pela assimila√ß√£o com as sensa√ß√Ķes prazerosas causadas.

Com isso, conseguimos entender o motivo de muitos usu√°rios estarem consumindo este tipo de conte√ļdo: ele causa, em grande parte dos expectadores, sensa√ß√Ķes de prazer.

Ainda muito confuso? Calma!

Aqui está um exemplo de ASMR para você entender na prática como a técnica funciona:

Não existe uma regra do ASMR. Existem ouvintes que têm experiências muito positivas.

Veja exemplos de algumas sensa√ß√Ķes que os v√≠deos dessa modalidade podem causar:

РRedução dos batimentos cardíacos

– Arrepio no corpo

– Relaxamento

РSonolência

РAlívio do stress

Já outros usuários podem apresentar experiências tão negativas, que não conseguem sequer ouvir. Por isso, a resposta sensorial vai depender de cada pessoa e de acordo como cada corpo reage.

N√£o se sabe ao certo porque este m√©todo faz tanto sucesso e o porqu√™ dos altos n√ļmeros de visualiza√ß√Ķes em v√≠deos relacionados. O que sabemos, √© que mesmo gerando sensa√ß√Ķes variadas, os v√≠deos ASMR est√£o, segundo a Revista Galileu,¬†dominando a internet por sua capacidade de fazer “coceguinha” no c√©rebro e ajudar a pegar no sono.

Quer experimentar?

Veja os vídeos abaixo e depois conta pra gente qual foi a sensação!

*√Č recomendado que se assista com fones de ouvido.


Juli√° de Faria,
Analista de Mídias Sociais

Fonte: Canal Ponto em Comum (Youtube)