Youtube Director Mix: uma nova era de anúncios em vídeo personalizados

Você provavelmente já ouviu falar e sabe da importância dos anúncios personalizados. Falar a mensagem certa para a pessoa certa, no momento certo, é a estratégia de sucesso de muitas campanhas por esse mundão digital. O que vemos, também, é uma predominância das imagens estáticas – escolha das marcas e das agências visando a otimização de recursos, o que é sempre bom durante o curso de uma campanha, principalmente se for baseada em targets variados e específicos. Para diversificar os formatos e inovar na forma de se comunicar com os públicos-alvos, o Google criou uma ferramenta que está fazendo a cabeça de muitos gestores de marketing pirar com as possibilidades que abrem: o Youtube Director Mix!

Youtube Director Mix

Já faz bastante tempo que os eventos de marketing do mundo falam da relevância do vídeo nas estratégias de marketing e publicidade. Antes tido como tendência, hoje é o “feijão com arroz” da comunicação – é impensável viver sem ele. No entanto, peças em vídeo têm custos de produção e veiculação maior que de outros tipos, o que dificulta uma produção em massa para uma campanha personalizada para os targets.
Imagine a seguinte situação: você fez uma pesquisa e identificou 200 combinações entre momentos e públicos nas quais há a possibilidade de interação com a sua marca/produto. Produzir 200 anúncios estáticos fica muito, mas muito mais barato que produzir 200 vídeos diferentes – até por conta do tempo de renderização dos vídeos.
E é por tudo isso que o Google criou a ferramenta Youtube Director Mix. Nela, você sobe um vídeo base, todas as variações de chamadas/imagens que precisa para cada target, que aparecem para o público no momento em que este estiver mais propenso à interação com o anúncio.

Cases do Youtube Director Mix

Sopas da Campbell

Sopa no inverno, quem não gosta, não é mesmo? Nessa estação, a venda costuma ser mais fácil, agora… e se o inverno for um dos mais quentes já registrados? Foi o que aconteceu com a Campbell na Austrália. Num dos invernos com as temperaturas mais altas da história do país, a marca utilizou o Youtube Director Mix para entregar anúncios específicos em vídeo aos usuários, utilizando o bom humor e relacionando o anúncio ao comportamento do público no online:

Oferta de viagem no momento certo com a Uber

Com o objetivo de adquirir novos usuários, a Uber decidiu usar o Youtube Director Mix para fazer anúncios do aplicativo baseados nas atividades online dos usuários. Imagine que você quer ir no cinema, e para decidir qual filme assistir, resolve ir no Youtube ver os trailers dos filmes que estão em cartaz. É aí que a ferramenta entra: ela gera automaticamente um anúncio em vídeo dizendo (tradução livre do anúncio mostrado no vídeo) “Não perca o horário do filme procurando por vagas no estacionamento! Vai de Uber!”. Veja o vídeo do case:

E no Brasil?

O Youtube Director Mix, por enquanto, está disponível apenas para os EUA e alguns países da Europa. Tanto é que é até difícil encontrar informações em português sobre essa ferramenta, que mesmo lá está numa fase de testes. Mas, pelo que vimos dos cases disponíveis para visualização, ela promete ser uma ótima fonte de inspiração, otimização dos custos de vídeos e, principalmente, de conversão e ROI. Agora, é esperar a disponibilização no Brasil para criar novos meios de se comunicar com todos os targets que pudermos traçar!

Leandro Szoke,
Gestor de conteúdo multimídia da GOGO Digital