BLOG
Comportamento Informação
28/11/2018
Tendências Visuais de 2018

O que foi considerado e o que realmente pegou em 2018?

 

Diversos sites especializados no assunto apontaram tendências visuais em 2018, mas vou falar aqui sobre 4 que acreditamos ser as que conquistariam o pódio. Flat Design com profundidade, uso de cores brilhantes, 3D e tipografias customizadas:

 

Flat design com profundidade

 

Tendência: adicionar sombras ao flat design cria uma profundidade, trazendo tridimensionalidade ao flat.

Pegou: e pegou tanto que, em algumas criações o pessoal estava colocando sombra até na sombra! O uso de sombras para “descolar” o flat do background inovou essa veia

do design, ampliando o campo de criação.

 

Uso de cores brilhantes

 

Tendência: o uso de cores vivas e brilhantes é linkado a qualidade das telas que TVs, celulares, tablets etc, tem oferecido nos últimos anos. O 4K entrou na corrida do consumo, dando mais vida ainda as imagens e cores.

 

Pegou: sim, eu sei que temos o deus das cores Pantone, que por sua vez dita a cor do ano para nós, meros designers. A cor de 2018 foi a Ultra-Violeta. Essa cor (como todas, óbvio) permite criar uma paleta absolutamente viva. Puxando para o lado, temos tons púrpuras, roxos azulados incríveis e, para o outro, uma gama derivada do magenta, capaz de cegar os menos preparados! Claramente as cores vivas contrastadas a elementos brancos são uma combinação de sucesso muito usada em 2018. Aqui eu aposto que vai com certeza ser tendência em 2019!

 

 

3D

 

Tendência: o 3D foi o campeão de citações. Seja ele prometido como tendência na tipografia, como logo ou inserido em fotografias e manipulações, a aposta no 3D foi alta

 

Não pegou: apesar do 3D ser uma ferramenta presente na criação e ter sido utilizado durante o ano, não podemos dizer que ele emplacou sua presença no mundo criativo, tendo uma tímida participação.

 

Tipografias customizadas

 

Tendência: customizar letras, criando distorções ou até mesmo as fragmentando com a intenção de criar uma textura excêntrica ao texto, foi considerado tendência.

 

Pegou: destacar letras, distorcê-las e fragmentá-las foi realmente algo que se tornou presente em 2018. Tanto para a criação de logos, quanto para a diagramação de folders, revistas, posts, sites etc.

 

 

As demais promessas de tendência de 2018 são recorrentes dos anos anteriores, como imagens ou ilustrações retrô, tipografia mesclada a imagens ou criações feitas manualmente e digitalizadas. Essas vêm e vão como amor de carnaval.

 

 

Junior Scalav, Diretor de Arte da GOGO


Imagens: Disney Toy Story icons, de Leo Natsume. / Persistence, Magdiel Lopez. / NEW MOVE! Trend Diary, EIGA Design