News

Sobre criatividade, dopamina e trabalho duro

Há pesquisas que apontam que a criatividade é uma de nossas habilidades mentais. Esqueça a imagem do gênio incompreendido (ou do Einstein com a língua para fora): se reconhecer como uma pessoa criativa e canalizar isso para execução de trabalhos e projetos é uma questão de exercício. Há pessoas mais criativas do que outras? A […]

A isca é a empatia e o peixe grande são as pessoas.

Lá vem ela. Lá vem a moça falar sobre transformação digital. Vieram muitas dessas, alguns rapazes também, todos tem algo em comum: empolgação, brilho nos olhos, admiração pelo Vale do Silício e uma mala mais infinita que a do Gato Félix de soluções, ferramentas incríveis que vão transformar a sua equipe e a sua empresa. […]

Às portas do dia das crianças, uma reflexão.

Pensar nas crianças de hoje livres da influência dos chamados gadgets é praticamente impossível. No meu tempo, era a televisão que tinha hora para começar e acabar em casa. Minha mãe tentava, quixotescamente, limitar a influência da TV, em plena década de 1980-1990, na nossa vida familiar. Videogame, para mim, nunca foi divertido. Atualmente, os pais sofrem […]

Revolução Digital: Abraçamos ou corremos para as montanhas?

Já é mais do que trivial que a revolução digital mudou definitivamente a lógica de fazer negócios. Em um mundo onde o consumidor/cidadão está empoderado através de múltiplos canais de contato e comparação entre produtos e marcas, parece óbvia a necessidade de comercializar algo que tenha real propósito e que ao menos resolva uma necessidade […]

Pastel de vento e o fim da feira

Precisamos ajudar nossos clientes na transformação digital.   Especial com uma pitada de pimenta Ano após ano o marketing digital vem ficando mais complexo. Enganam-se os que compraram a ideia de que “digital é Facebook e Facebook são X posts por semana”. A transformação digital é muito mais intensa e ampla que isso (ainda bem). […]

O risco da demonização da tecnologia

Dia desses saí para beber com um grupo de amigos. Éramos umas dez pessoas. Em determinado momento, um deles se revolta por eu e mais outro estarmos no celular. Resolveu “confiscar” os smartphones de todos, fazendo uma pilha que ficou no meio da mesa: – Só assim para conversarmos dignamente. E quem pegar primeiro o […]

“Toró” de palpites

“Baixando a nossa bolinha” sobre as nossas próprias ideias Filósofos, psicólogos, cientistas sociais… todos já comprovaram que todos nós, seres humanos, somos superconfiantes quando julgamos a nós mesmos e isso se agrava quando se trata de criatividade. Por exemplo: quando somos induzidos a avaliar nossa performance tendemos a nos colocar sempre duas posições acima da […]

Arquétipos: uma nova interpretação do outro

Como tudo começou O marketing começou a voltar seus olhos para o consumidor a partir dos anos 1970. Era necessário descobrir quem eram os novos players. Jovens e mulheres surgiam com anseios e demandas específicas que antes não eram atendidas. As empresas não podiam mais ignorar quem eram realmente seus consumidores. Tudo muda. O comportamento, […]

Como escolher as melhores métricas para medir seus resultados em marketing?

A palavra de ordem é resultado, mas afinal: o que é resultado para a sua empresa? O marketing digital trouxe uma realidade 100% mensurável para a cultura de investimento em marketing das empresas. Aos poucos, vi muitos dos nossos clientes mudarem suas percepções sobre as ações desenvolvidas enquanto a compreensão de seus resultados se ampliava. […]

Wireframe: por onde começar?

Wireframe é o nome dado para os rascunhos de produtos virtuais (sites, apps, etc.). É um “esqueleto básico” que auxiliará o designer na criação do layout, já que ali constarão todas as orientações de navegabilidade e alinhamento estratégico. Ao montarmos as estruturas, conseguimos antecipar erros, afinar estratégias e começar a delinear a consistência do layout. […]