BLOG
Comportamento Informação
16/02/2018
A influência e ameaça das “fakes news”.
Fake News

Semear mentira para colher vantagem é trapaça manjada, mas a maior preocupação no mundo digital é recente: as páginas com conteúdo de notícias falsas ou sensacionalistas e seu alto engajamento na internet.

Isso significa que, cada vez mais, usuários de redes sociais vem sendo enganados pelas “fake news”, levando-os disseminar este conteúdo por conta de desinformação. É muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de “elo” para compor uma corrente difusora dessas notícias. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com uma informação verdadeira, colaboram com a disseminação dessas notícias falsas.

Informar-se em bons veículos é uma boa medida a ser tomada para combater as notícias falsas. Mas será que você checa a fonte de fonte? Muitos sites replicam conteúdo de outros sites. Por isso, é muito importante verificar a veracidade da publicação para saber se houveram erros de interpretação ou se o própria plataforma que gerou a notícia é confiável.

Ainda assim, a maior ameaça das fake news é a construção de algo baseado em artigos fictícios, que misturam acontecimentos ou fatos e componentes criados por alguém, com o objetivo de confundir e estimular pessoas a replicarem o conteúdo, para finalidade diversa. Então lembre-se: quanto mais impressionante for uma chamada, maior deve ser sua suspeita em relação à sua veracidade!